quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ESTÁDIO DO MARACANÃ

Cíntia Gabriela Oliveira
4º ano Arquitetura e Urbanismo



O Maracanã é um ícone do futebol brasileiro, todos do Brasil conhecem a construção e seu imenso valor histórico. Ele é sim tombado, material e imaterialmente. E também é tombado informalmente por todos os brasileiros, não só apenas pelos adoradores do futebol, mas por qualquer brasileiro que se orgulha da historia do futebol no Brasil, e que se orgulha de ter um estádio com o valor que tem o Maracanã.
A discussão sobre o estádio do Maracanã claramente se bifurca quando falamos sobre sua marquise.
Essa discussão deveria ter se tornado mais pública, mas como a maioria dos fatos que acontecem no Brasil que envolvem política e países internacionais, o fato não teve tanta repercussão como deveria ter tido.
Hoje, existem infinitos tipos de tecnologias. Se realmente há necessidade de um estádio que comportasse x quantidade de pessoas, por que não se construiu um novo? (Se bem que do jeito que andam as reformas dos estádios brasileiros, não consigo imaginar como seria o processo de iniciação um novo estádio.) Mas ao invés de valorizarem o que temos de bom, foi decidido, e aprovado, a descaracterização do estádio do Maracanã. 
Essa discussão é bifurcada em duas opiniões, os do contra e os a favor. Os que são a favor da demolição da marquise se baseiam na economia, nas vantagens que o estádio vai trazer depois de ser modificado, as melhorias para a construção e para o entorno; os contra são os amantes da construção, sua arquitetura e valor histórico, muitas vezes valores pessoais, pessoas que defendem o patrimônio, se baseando também no tombamento dado a ele, por valor material e imaterial. 
 Ambos são lados que devem ser respeitados, de certa forma nenhum está certo ou errado. Mas o que realmente deve ser feito com o estádio do Maracanã? É difícil saber! Eu não sou a favor da demolição da marquise do Maracanã. Existem outros meios de se resolver este problema sem ter que demoli-la.
Independente das decisões tomadas, o Maracanã sempre vai ser o nosso Maracanã. Sempre será lembrado como o estádio de todos. A marquise eles tiraram, a cobertura eles mudaram, mas elas vão estar sempre presentes na memória de milhares de pessoas que passaram pelo estádio; e da nossa memória, eles nunca poderão destruir nem mudar nada!

2 comentários:

  1. MUITO BOM CÍNTIA
    CONSEGUIU ABORDAR TODAS AS QUESTÕES ENVOLVIDAS NESSA POLÊMICA: IMPRENSA, POLÍTICA, MEMÓRIA...

    ResponderExcluir
  2. valor pra quem? construido pelo governo federal como tudo no rio de janeiro, que orgulho que esse povo tem: fazer bonito com o chapeu dos outros! no rio sempre foi assim [ levar vantagem em tudo certo?] assim foi a ponte rio niteroi, assim foi o engenhao, assim foi o cristo redentor, assim foi o pan americano, assim sera a olim-piada, assim sera a copa: a globo joga a imagem, o povo idiota compra a imagem e governo federal paga as contas!!!!assim eh o povo carioca pq. o "correto" eh levar vantagem em tudo certo, por isso o rio de janeiro eh essa bosta aih, cheio de favelas

    ResponderExcluir