domingo, 18 de setembro de 2011

O POLÊMICO MARACANÃ

KÊNIA PIMENTA
4º ano Arquitetura e Urbanismo

          O Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Estádio do Maracanã, é muito famoso pelos grandes eventos que lá aconteceram, pelos jogos importantes que conquistaram grandes títulos, mas ultimamente, desde quando o Brasil foi anunciado como sede da copa de 2014, ele tem sido noticia nos maiores meios de comunicação. Toda essa polêmica é causada pela intervenção feita no estádio para o Maracanã receba o maior evento esportivo do futebol, por ele ser um patrimônio tombado a legislação não permite intervenção nenhuma.
            Desde o inicio de suas obras ele foi polêmico, sua construção foi muito criticada na época, pois era considerada uma obra impossível de ser executada pela sua dimensão. Mas o prefeito da época, General Ângelo Mendes de Morais, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho conseguiu dar andamento ao projeto. O seu nome oficial foi dado em homenagem ao jornalista Mário Rodrigues Filho, foi grande incentivador, e graças seu apoio o estádio foi construído no coração do Rio de Janeiro.
            Em 1947 a prefeitura abriu concorrência pública para o projeto arquitetônico do estádio, o vencedor do projeto foi à equipe de arquitetos formada por Waldir Ramos, Raphael Galvão, Miguel Feldman, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antonio Dias Carneiro. Sua construção deu inicio dia 02 de agosto de 1948, onde foi realizada a Copa do Mundo de 1950. Os portões foram abertos para a partida inaugural em 16 junho de 1950. Para concluírem esta imensa obra em tempo recorde o engenheiro Dr Paulo Guedes teve que contratar uma equipe, mas mesmo com tantos esforços a partida inaugurou com estádio inacabado, tendo suas obras finalmente concluídas em 1965.
            Até então no Brasil para a prática de esporte não tinha sido construído nenhum estádio a não ser os improvisados e amadores. Só quando a prática do futebol aqui realmente contagiou a nação o governo sentiu obrigado a investir num estádio moderno e funcional. Ganhando personalidade e firmando entre os maiores do Mundo.
           Desde então o Maracanã passou ser palco de memoráveis momentos do futebol não só brasileiro também mundial. O milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro de Futebol, competições internacionais e partidas da seleção brasileira, sem falar que o estádio começou a ter multiuso, tendo grandes realizações como os mega – shows de Frank Sinatra, que relatou no palco do Maracanã ser o momento mais importante se sua carreira, Paul McCartney, com público superior a 180 mil pessoas e está registrado no guiness book, o Rock in Rio II, a visita do Papa João Paulo II entre outros eventos importantes.
            No dia 16 de junho de 2000 o estádio Jornalista Mário Filho completou 50 anos, inaugurando o Hall da Fama do Maracanã, tendo presença de grandes nomes em sua inauguração e os que estiveram presentes na inauguração deixaram a impressão dos seus pés no cimento, fazendo parte do estádio.
            Em 1999 o Maracanã passou por uma reforma, tendo sua capacidade reduzida com a instalação de assentos individuais.
            Em 2000 ele passou pelo processo de tombamento, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fez do estádio Maracanã um patrimônio tombado, pela suas memoráveis história.
           Todo e qualquer patrimônio tombado não admite qualquer outra interpretação, ou seja, é vedada qualquer possibilidade de intervenção. Sendo que anos seguintes o estádio de futebol mais conhecido pela sua grande história passa por algumas intervenções.
            Depois de já tombado, passou por reformas, e agora com a copa do mundo de 2014 no Brasil novas intervenções precisa ser feita para que possa ser realizado o mais importante evento esportivo mundial, difícil imaginar um evento de tamanha importância sendo realizada no país do futebol e o primeiro estádio de futebol a ser construído no Brasil para receber a primeira copa do mundo no Brasil de 1950, possa ficar de fora.
            Para que a copa do mundo tenha sua abertura, encerramento e jogos realizados no Maracanã ele terá que passar por modificações para adequar as exigências feitas pela FIFA (Associação Federativa Internacional de Futebol), a marquise do Maracanã
            Na minha singela opinião a marquise tem que ser refeita e se adequar as exigências da FIFA. O Maracanã tem grande valor, e importância para o povo brasileiro pelas suas histórias, pelos eventos culturais realizados, por ter recebido a copa do mundo de 1950. Algo que está na memória de todos que nunca sairá da mente dos brasileiros.
            Penso, que com a abertura da copa do mundo de 2014 ficará registrada na história e na mente de todos, acredito que pior seria se o noticiário fosse que o Maracanã, maior e mais importante estádio de futebol ficará fora da copa de seu país.
           Mesmo com a descaracterização da marquise ainda sim ele continuará sendo o Maracanã, e na mente de cada brasileiro ele continuará sendo importante.
           Não concordo com que Eliomar Coelho fala que o “popular Maracanã, feito para todos, num estádio elitista, feito para poucos.” Isso é uma inverdade no meu ponto de vista, durante a copa todo o estádio estará voltado para a elite, devido ao alto preço dos ingressos.
           Ele continuará tendo uso depois da copa, com nova e moderna estrutura; pressuponho que isso podia não ocorrer caso outro estádio fosse construído para receber a copa, ele ficaria ainda sim na memória dos cariocas e de todo povo brasileiro, mas será que seria freqüentado?
          Uma dúvida que só saberíamos se viesse acontecer.
          O Maracanã só tem a ganhar com como restauro, assim como nós brasileiro tendo um Maracanã, nova tecnologia, moderno, e com grande importante história a ser contada para nossos netos.


Maracanã antes da reforma


Projeto mostra que o Maracanã vai ganhar uma nova e bem mais moderna cobertura para o anel superior



A construção ao lado do estádio vai ter um complexo de shoppings e um grande estacionamento.



Um comentário: