sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Museu sua importância cultural

ELIAS GABRIEL FERNANDES
3º ano Educação Artística (Licenciatura)

É interessante pensarmos na importância de um museu para uma cidade e o que esse patrimônio pode trazer de valor para a comunidade. Além da questão cultural, outros pontos podem ser citados, tais como valores de memória e preservação do passado do lugar onde ele está instalado e das personalidades daquela região ou cidade.
Uma cidade ou região tem uma história independente do tamanho da mesma. Essa história é muito rica e cheia de detalhes que estão gritando para serem relembrados e mostrados a outras gerações que não presenciaram diretamente da época em que ocorreram e estão aguardando um local especifico para serem mostradas e apreciadas.
Porém, o que às vezes é o problema é onde colocar esse material histórico e às vezes curioso pode ser as diversas formas de exposição.
Mas pensando em uma cidade de pequeno porte, como podemos atribuir a uma pequena cidade, a melhor forma de apresentar suas histórias e memórias seria um “Museu de cidade” onde possa ser exposto as curiosidades e lembranças de sua evolução e formação além de agregar a ele as informações da região que contribuíram para que ela se estabelecesse como uma cidade.
Um bom exemplo desse tipo de museu que realmente faz a diferença em qualquer município é o da cidade de Cristais Paulista pequena localidade do interior paulista que conta com uma história de formação rica em detalhes e curiosidades, que passa por um impasse em relação a criação de um “Museu de Cidade”.
Em Cristais Paulista existe um casarão datado da época da fundação do então arraial que deu inicio à cidade; mas esse ainda passa por período de tramites para ser tombado como patrimônio da cidade e nele as instalações do tão aguardado museu possa ser feita. As peças e itens para abrilhantarem esse espaço já estão sendo recolhidas e guardadas na Casa da Cultura da cidade que está sediada na antiga estação ferroviária que passava pela cidade.
Como morador dessa cidade e escritor desse artigo almejo como os demais moradores que esse casarão que já é ponto turístico, mesmo sendo atualmente somente  visto de fora, seja aberto para que os moradores e colaboradores da história da cidade possam conhecer esse patrimônio em sua integridade e ainda conhecer as peculiaridades da cidade e de sua evolução.

Um comentário: