segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SESC POMPÉIA

JOHNNY MAGALHAES DE MORAIS   
  4º ano Arquitetura e Urbanismo

Revitalização pode assumir vários significados de acordo com cada contexto, mas segundo Pisani, revitalizar significa tornar a vitalizar, dar nova vida ou vigor a alguém ou alguma coisa (...) fazer intervenções em edifícios ou áreas urbanas a fim de torná-los aptos a terem usos mais intensos, torná-los atrativos para desencadearem atividades que garantam a vitalidade da área, e foi exatamente o que a arquiteta Lina Bo Bardi, ate então afastada em função do regime militar fez.


Originalmente o atual SESC Pompéia era uma fábrica de tambores, construída na década de 20, com tecnologia importada de concreto armado, foi assim que Lina encontrou o local onde projetaria um moderno local para o uso popular. Para poder atender a todo cronograma e ainda manter a edificação da fábrica, Lina teve que tomar decisões que acabariam por dar maior arrojo ao projeto.
Essa obra e considera por  muitos pensadores e estudiosos um marco na arquitetura brasileira, principalmente no que tange a revitalização no Brasil. A década de 80 e conhecida pela sua produção criativa e inventiva, não tendo muitos processos de conservação e preservação da arquitetura.
Nesse ambiente  Lina soube criar liberdade numa situação de limitação, criando soluções com muitos valores éticos, suscitando assim discussões até então inertes no âmbito nacional, tanto entre arquitetos e estudantes, mas também discussões políticas e sociais.

            Portanto muito dos processos de revitalização e conservação que se tem hoje, deve-se em parte por essa iniciativa de Lina Bo Bardi e das discussões sobre sua obra.



Um comentário: