segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Há beleza no cemitério

Simone Muniz      

Tamara Silva

 

3º ano Educação Artística - Licenciatura

 

 

  O cemitério é um lugar considerado por muitas pessoas algo espantoso, onde traz sentimentos dolorosos por seus freqüentadores, é de conhecimento de todos que este lugar ocorre sepultamentos de cadáveres, porém em muitas cidades além de ocorrer esses rituais eles contam também a história de uma cidade, de uma geração, de uma família e ate mesmo de um individuo.

  Um dos cemitérios conhecidos e que recentemente tem sido chamado de “Museu A Céu Aberto” e o Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim, em Belo Horizonte – MG., está sendo criado um inventário pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), onde os túmulos  estão sendo catalogados.
Existem túmulos que são verdadeiras obras de artes, além de sua beleza estética existe também o patrimônio memorial, onde cada tumulo compõe e conta a historia da cidade.

  Tomando por referência essa visão, é interessante que cada cidade também descubra as riquezas de um cemitério, que todos os que freqüentam tenha também uma visão de que não é só o sentimento de perda, saudade e angústia, entre outros sentimentos de se perder um ente querido que este lugar transmite, mas que ele sim, pode ser um verdadeiro museu a céu aberto.



  Em Ribeirão Preto existe o cemitério da Saudade, este contém obras incríveis, além disso, conta com uma arquitetura riquíssima, onde é possível ver a época em que cada túmulo foi construído, temos também uma noção histórica e hierárquica que muitas vezes se passa despercebido.



Já no cemitério de Ituverava são feitos rituais religiosos, onde se mantém por várias gerações, que se deve acender uma vela na chamada “Bacia das Almas”, onde o propósito e dar paz muitas vezes para aqueles que já foram esquecidos.

  É de extrema importância que nosso olhar possa ser mais amplo, que sejamos capazes se identificar em meio a tantas coisas a arte, que sejamos sempre capazes de cuidar dos patrimônios de nossa cidade, sem dúvidas que a arquitetura moderna trás muitos benefícios e beleza aos olhos, mas ela também faz com que sejamos cegos para o passado.

Deveria ser algo obrigatório em todas as cidades, deveria ser lei que a preservação fosse responsabilidade de cada indivíduo, não só de órgãos que cuidam de patrimônios ou meia dúzia de pessoas que conheçam a importância de cuidar para que o passado não seja também destruído, mas que isto fosse um dever de cada cidadão.



Um comentário: