segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Stephan Doitschinoff – Projeto Artístico Lençóis/BA

RODRIGO LELIS DAL PICOLO
3º ano Educação Artística - Licenciatura


Artista autodidata, sua formação foi muito influenciada pela convivência com os mais diversos tipos de crenças e rituais religiosos.
Além de filho de pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas, Stephan conviveu no bairro em que passou sua infância e juventude em contato com um centro Hare Khrishna e até mesmo um terreiro de umbanda. Cresceu, assim, absorvendo a estética do simbolismo religioso nas mais diferentes situações, na convivência diversa em sua infância e em meio a estudos sobre religiões orientais, alquimia e arte sacra.
Adolescente, Stephan envolveu-se com a cultura do skate e os movimentos punk e hardcore de São Paulo.
Passou também a estudar o zen budismo e o taoísmo e, devido ao profundo interesse pela influência da religiosidade sobre a mente humana, aprofundou seus estudos em leituras de psicologia junguiana e mitologia, ampliando assim sua pesquisa estética e filosófica. 
Após residência artística na Inglaterra, retorna ao Brasil e parte para o desenvolvimento de seu mais audacioso projeto artístico: Lençóis (BA). Imerso na realidade dessa cidade onde morou por três anos (de 2005 a 2008) e tendo como fonte de referência e inspiração as crenças e histórias de seus moradores, Stephan realizou intervenções na cidade e seus arredores.
As fachadas dos casebres, a igreja e até mesmo o cemitério formaram um conjunto pictórico de dimensões grandiosas. Essa grande instalação urbana, que envolveu toda a população da cidade, é um trabalho de fôlego que desenvolve importantes questões sobre as dimensões político-sociais da arte pública.
















Um comentário:

  1. RODRIGO
    O TEMA ESCOLHIDO É ÓTIMO E ATUAL. FALTOU A SUA OPINIÃO SOBRE COMO A ARTE DO STEPHAN GERA UM NOVO OLHAR SOBRE UM PATRIMÔNIO E SOBRE A IDENTIDADE DE UM LOCAL.

    ResponderExcluir