segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E MEMÓRIA

LUCIANA DE ANDRADE FIGUEIREDO
3º ano de Educação Artística - Licenciatura

O Patrimônio histórico e sua memória nada mais é que um testemunho de heranças de gerações passadas que serão transmitidas para outras gerações, revelando características de diferentes fases vividas dentro de uma sociedade.
A idéia de patrimônio fica mais fácil se pensarmos em nosso cotidiano, nas pequenas coisas que guardamos e a importância e o significado que este patrimônio familiar tem para nós.
Preservar não é apenas guardar, mas registrar e lembrar  de fatos que contribuíram para a construção de nossa identidade, mantendo nossa história preservada, através de bens importantes
Cada bem preservado trás uma recordação podendo ser ela física ou mental e com memórias vivas ou vividas. É uma comunicação do presente com o passado mostram sinais de memórias e com eles é possível apreciar e sentir um pouquinho daquilo que foi vivido. Todos os bens preservados têm o seu valor e representam uma grande importância para quem os guarda.
A melhor forma de preservar é através do respeito e interesse do próprio povo, conscientizando-os que estes foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e que hoje representam uma importante fonte de pesquisa cultural.
Os Patrimônios e as memórias de cada lugar ou de cada objeto guardado e preservado, nos   abrem caminhos para que tenhamos oportunidades de nos conhecer e conhecer um pouquinho dos  outros e  de seus bens culturais. A preservação de cada bem ou de cada objeto é a preservação da memória e nos permitirá contá-la aos que virão.



Um comentário:

  1. BOM COMEÇO, MAS PARA SER UM ARTIGO É PRECISO DESENVOLVER MAIS. APRESENTAR A TEMÁTICA E QUEM SABE ATÉ CONCEITOS SOBRE O ASSUNTO. COLOCAR EXEMPLOS E ENCERRAR AFIRMANDO SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir