domingo, 18 de setembro de 2011

A adaptação de edificações históricas para uso cultural

RAFAEL KOITI KANAZAWA
4º Ano Arquitetura e Urbanismo


Os grandes centros históricos brasileiros, antes valorizados apenas para manifestações culturais em seus arredores, como é o caso de Salvador, começam uma nova etapa de transformações e reavaliação de modos de uso.
Salvador - Bahia

Tais adaptações de prédios de grande valor histórico na maioria das vezes em centros culturais possibilitam a sua preservação, com visitas e participações de empresas privadas que se interessam pelo mesmo.
A possibilidade de modificações remetem a pensar não só no novo uso, mas também no passado do edifício que ali se encontra, não podendo apagar suas memórias.
Sem dúvida essas intervenções se tornaram um grande instrumento de preservação patrimonial, retornando os olhares para locais esquecidos e segregados como inúteis para a sociedade.
A criação de novos métodos de ver a arquitetura histórica traz consigo materiais e tecnologias contemporâneas integradas a outros bem distintos historicamente, o cuidado em não desvalorizar revestimentos, pisos e fechamentos anteriores deve ser previsto no ato projetual, mas infelizmente, grandes arquitetos acabam por deixar o ego pessoal ser maior valia que muitos anos de história local e social que o edifício imponha.
Estação da Luz - Museu da Língua Portuguesa; Arquitetos: Pedro e Paulo Mendes da Rocha


 Museu MAM - Adilson Soares Trindade – Antigo Solar do Unhão – Arquiteta Lina Bo Bardi


O patrimônio a ser preservado não é apenas o feito de concreto, aço ou vidro. A importância do local, o ponto de referência de pessoas que moram no bairro é bem maior do que uma simples reforma. O ato de preservar vai além da questão do projeto arquitetônico, a pesquisa dos gostos culturais dos populares é imprescindível, afinal a sociedade local que se faz envolver e promove o sucesso do centro cultural.
A valorização apenas do turista acaba por excluir a população, criando assim um movimento inverso ao esperado, antes o prédio segregado e agora o individuo que não mais se identifica com o local e se sente um estranho em sua própria cidade.

Estádio Mário Filho – Maracanã – Antes das intervenções para a Copa


Estádio Mário Filho – Maracanã – Proposta de intervenção

Todavia, alguns projetos atuais preservam com boa qualidade a história ali contida, sendo por muitas vezes uma agregação chamativa à observação do patrimônio, como os anexos feitos para um melhor acesso, usos mistos como a criação de cafés e restaurantes, livrarias ou até mesmo espaços de contemplação dos arredores da cidade.
A busca de fundir o novo com o antigo tem sido bem sucedida na maioria dos casos, atraindo turistas e consumidores culturais que ali passem.

Um comentário:

  1. RAFAEL, A FRASE: Os grandes centros históricos brasileiros, antes valorizados apenas para manifestações culturais em seus arredores, como é o caso de Salvador, começam uma nova etapa de transformações e reavaliação de modos de uso.
    PEDE COMPLEMENTAÇÃO COM MAIS OBJETIVIDADE E EXEMPLOS MAIS CLAROS DO QUE VOCÊ REALMENTE DESEJA FALAR.
    VOCÊ CITA TIPOS DE PROJETOS E RELAÇÕES COM AS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS, MAS NÃO INFORMA SE AS IMAGENS USADAS SÃO EXEMPLOS DO QUE VOCÊ ESTÁ ABORDANDO.

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