segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RELATOS DA HISTÓRIA

Deise Maria da Silva
Marcos Rodrigues Rabelo
3º ano Educação Artística - Licenciatura




A agitação universitária se transformava em insurreição na madrugada de 10 de maio, com barricadas e incêndios de viaturas policiais no bairro latino Quartier Latin.
Uma greve geral lançada no dia 13 do mesmo mês paralisa o país.
Desconcertado a princípio, o governo se recupera e organiza, no dia 30, uma enorme manifestação de apoio ao presidente Charles de Gaulle, que declara: "Não sairei".
Em julho, De Gaulle vence as eleições legislativas e se fortalece.


O artista plástico Antonio Dias nos leva de volta ao passado com a obra “history”, que nos oferece múltiplos caminhos de leitura, revelando-nos fatos da historia e da memória da época em que foi criada.
A história vivida por milhares de pessoas contadas por fragmentos encontrados aleatoriamente no cenário onde o fato ocorreu.
Estes objetos guardam informações que contribuem para o significado da obra. Estabelecer uma relação entre o passado e presente, faz-nos pensar e refletir sobre o futuro.

Podemos ainda relaciona à história contada pela obra ao filme “O resgate do soldado Ryan”, onde um dos personagens recolhe fragmentos do solo por onde passa, neste ato, vê-se a vontade de recontar a história por ele vivida nos campos de batalha através de fragmentos recolhidos do cenário.

Os objetos são testemunhas da história?
Neste caso cremos que sim, os objetos recontam a história e ainda nos leva a pensar em nossa própria história, quantos objetos temos em casa, o que eles revelam sobre nós.

A nossa vida pode ser contada através dos objetos. São perguntas que todos nós podemos responder, ao pensar sobre tudo que possuímos, nas histórias dos nossos objetos, podemos concluir que nossa história, a história da humanidade está relacionada aos objetos.

Bibliografia disponível em: 

Um comentário: