sábado, 17 de setembro de 2011

PETRÓPOLIS

MILENE SILVA DA COSTA
4º ano Arquitetura e Urbanismo

Petrópolis é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é constantemente chamada de Cidade Imperial. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis)
Ao começo da exploração pelos portugueses do que viria a ser o atual estado do Rio de Janeiro, algumas missões foram enviadas na direção das montanhas da Serra da Estrela. Naquele lugar, encontraram-se poucos índios dispersos e o único recurso mineral apurado por ali foram algumas pedras de coloração esbranquiçada e consideradas sem valor.  A história da cidade começou a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se em uma fazenda da região. Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde as terras da cidade de Petrópolis. 

Mas foi Dom Pedro II que em 1843 determinou a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos e, em pelo menos quarenta verões, permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses. A importância política da cidade perdurou por décadas, mesmo depois do fim do Império. Todos os presidentes da república, de Prudente de Morais a Costa e Silva, passaram pelo menos alguns dias na cidade imperial durante seus mandatos. O mais assíduo dentre eles foi Getúlio Vargas, cujas estadias, durante o Estado Novo, duravam até três meses.
A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, do qual o símbolo mais conhecido é o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial. O palácio é a principal construção do chamado "centro histórico", onde se destaca a Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX. A via é perpendicular à fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara e, no outro sentido, à Praça Ruy Barbosa e à fachada da Universidade Católica constituindo-se, assim, em um dos mais belos cenários da cidade. No chamado "centro histórico", encontram-se, também, construções curiosas como a "Encantada" (casa de verão de Santos Dumont); o Palácio de Cristal; o Palácio Amarelo (Câmara de Vereadores); o Palácio Rio Negro, dentre outros.

                       Palácio de Cristal                                                         Universidade Católica



    Casa de Santos Dumont                                                           Palácio Rio Negro  



            Catedral de São Pedro de Alcântara                                        Palácio Amarelo


 
Petrópolis também foi palco de acontecimentos e episódios diversos da história do Brasil, como: a inauguração da primeira rodovia pavimentada do Brasil, a União e Indústria (1861), ligando a cidade a Juiz de Fora (MG); a primeira sessão de cinema (1897), com a exibição, através de "cinematógrapho", dos primeiros filmes dos irmãos Lumière e a assinatura do tratado que incorporou o Acre ao Brasil (1903).
Uma cidade explendorosa que nos faz sentir como se tivéssemos voltado no tempo e que podemos ter o privilégio de contemplar tamanha magnificância de uma época de descobrimentos e de fatos que são importantes para todos nós, na identificação de nossa origem e da formação do nosso país. Assim posso descrever o que senti ao conhecer este lugar que fez com que pudesse me sentir participando e vivenciando a história.


Um comentário:

  1. MILENE
    O TEXTO ESTÁ MAIS PARA UM INFORMATIVO DO QUE PARA UM ARTIGO. VOCÊ PODERIA ELABORAR UM TEXTO CONTANDO SUA EXPERIÊNCIA COMO TURISTA NESTA CIDADE,COMO POR EXEMPLO O BEM ESTAR QUE A PAISAGEM EM HARMONIA COM O PATRIMÔNIO TE CAUSARAM. OU ENTÃO DESENVOLVER UM TEXTO JUSTIFICANDO A IMPORTÂNCIA DO TOMBAMENTO DESSAS EDIFICAÇÕES E OS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE.

    ResponderExcluir