segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O RESGATE DE UMA HISTÓRIA QUE FAZ PARTE DA VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS

CAMILA RIBEIRO JORDÃO -
4° ANO ARQUITETURA E URBANISMO

O Café no Brasil foi um elemento de muita importância para toda a história do pais, foi responsável por grande parte da expansão territorial, das ferrovias, do comércio e de grandes riquezas.
Santos foi o centro onde se organizou as atividades do setor cafeeiro brasileiro, devido a facilidade do porto e de escoamento e chegada de produtos.
O Palácio do Café, localizado no centro histórico de Santos, São Paulo, pode ser considerado um dos prédios mais ricos do país, inaugurado em 1922, para centralizar, organizar e controlar as operações do mercado cafeeiro, onde foi instalada a Bolsa Oficial do Café.


Falando um pouco dessa obra, pode-se dizer que é típica do ecletismo, seus idealizadores, não mediram esforços em sua construção, importavam pelos navios, todo o material da Europa, as vezes até as fachadas já vinham prontas, copiavam o estilo de lá, usaram materiais de acabamentos de alta qualidade.
A primeira parte da visita, você entra em uma grande sala de pregão, onde se negociavam os valores do café, comum piso riquíssimo em mármore, os moveis de madeira nobre e elementos decorativos em gesso.
No próximo trecho, uma grande clarabóia com um maravilhoso vitral do artista Benedito Calixto.
Em outra sala e na parte superior encontra-se vários painéis que contam a historia do café, dos utensílios utilizados na produção do café. Existem também uma cúpula de cobre, esculturas, colunas de granito, são todos expressões de riqueza e prosperidade do ciclo cafeeiro do país.

                    Sala de Negociação do Preço do Café

No meu ponto de vista é de extrema importância o resgate patrimonial deste edifício, dando-o a função uma atividade cultural, o museu, porque o próprio edifício faz parte da historia do café, une o útil e o agradável, o patrimônio arquitetônico (físico) e o histórico-cultural, um da vida ao outro.
Além de ser uma história que parte da origem do povo brasileiro, do progresso, do crescimento industrial, da riqueza que girava o pais, da imigração, onde vieram muitos europeus e pessoas do mundo todo para ajudar na mão de obra.
O Palácio da Bolsa oficial do Café passou por uma restauração, que foi concluída em 1998, feita pelo governo do estado de São Paulo. O prédio ficou bem imponente historicamente, passou a oferecer instalações muito adequadas para o funcionamento do museu do Café, dentro de uma concepção moderna e versátil.
O que acho mais importante e funcional é que não ficou apenas no restauro arquitetônico (físico), deram vida e movimentação ao Palácio proporcionando varias atividades no local, criaram uma Associação dos Amigos do Café Brasileiro, constituídos pelas principais entidades de classe, os torrefadores, produtores, exportadores, comerciantes, corretores e várias associações, com o intuito de tornar nacionalmente conhecido o "museu do café".

O espaço é dedicado exclusivamente a historia dos grãos mais famosos do mundo, lá encontra-se fatos das primeiras plantações os primeiros, fazendeiros que atuaram no ciclo do café, fotos dos imigrantes europeus que vieram em busca de emprego. E pra quem gosta de tomar um bom café (vai a dica), fica por conta da Cafeteira do museu onde se encontra o melhor café de São Paulo e um dos melhores do pais. Lá também proporcionam a pratica de cursos de barista, que é para o entendimento e preparação do café.


E assim o Museu do Café junto com a Cafeteria tornaram a principal atração turística do Centro histórico Santista.





Um comentário: