quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PINTURA MURAL

Titaiana Branquinho
4º ano Arquitetura e Urbanismo

A pintura  mural é a pintura executada sobre uma parede, seja diretamente na sua superfície, num afresco ou num painel montado numa exposição permanente.
 Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar muito vinculada à arquitetura, explorando o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
A pintura mural foi cultivada nas civilizações grega e romana, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
 No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da Capela Sistina, por Michelangelo, e a "Última ceia", de Leonardo da Vinci.
Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente. No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
 No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralismo
Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada. No Brasil, influências do muralismo mexicano podem ser sentidas na obra de Di Cavalcanti (1897 - 1976), Candido Portinari (1903 - 1962).
Algumas características fisico-químicas são necessárias para que uma pintura mural resista ao tempo, não se deixando degradar pela ação da umidade e das intempéries. Toda pintura mural deve ser feita com aglutinantes que não contenham ingredientes demasiadamente orgânicos, que possam putrefar.  http://www.sergioprata.com.br/port/sumariorestauromurais.html
Algumas pinturas murais:








Atualmente foi doada ao Centro de Memoria da Unicamp, uma pintura mural, pertenceu a igreja Nossa Senhora do Rosario, demolida em 1956.
A pintura mural histórica foi resgatada por um médico e escutor, já falecido.Mas antes do seu falecimento doou a um amigo, que também já faleceu.


Sensibilizado com a importância do fragmento histórico para a cidade de Campinas, a família resolveu doar a pintura a universidade.
A pintura mural que contém a imagem de São Rafael, pintada no século 19, é de fato importante não só para a cidade de Campinas, mas também para a memória das pessoas que ali vivem.
O pintor desta obra, não se destacou apenas por ela,o Monge Thomaz Scheuchl  pintor também de Abadias de São Bento(SP),e a de Monte Cassino,Italia.O Estilo representado é o Beuron, que mescla elementos do cristianimo primitivo,com ornamentos bizantinos e cânones geométricos.A obra doada com a imagem de São Rafael,busca um dialogo mais intimista,mais introspectivo relativo á leitura da vida naquele momento.
Com aproximadamente 50cm X60 cm,a peça de arte se apresente tons terras e ocre com filamentos dourados.
Conclusao: De fato a família fez a coisa mais certa,pois uma instituição tem muita mais condições do que a família de cuidar do fragmento histórico.Preservar,restaurar a pintura mural.


Fonte da Internet:WWW.cmu.unicamp.com.br
(Centro de memória da Unicamp)

 

Um comentário:

  1. TITAIANA
    O TEXTO APRESENTADO ESTÁ PRESENTE EM SITES DE PESQUISA SOBRE O TEMA.
    PODE SER DESENVOLVIDO UM LEVANTAMENTO SOBRE PINTURAS MURAIS NA SUA CIDADE OU SOBRE AS DIFICULDADES DE CONSERVAÇÃO DESTE TIPO DE ARTE.

    AS IMAGENS POSTADAS DEVEM POSSUIR LEGENDA DE IDENTIFICAÇÃO

    ResponderExcluir