sábado, 17 de setembro de 2011

CAIXAS DE MEMÓRIAS II

TRABALHO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL -3º ANO ARTES (LICENCIATURA)


JÃO PAULO GOULART MENDES



Caixa – Patrimônio Pessoal

Proposta de Aula


        Acho que inicialmente eu apresentaria a caixa para os meus alunos, e explicaria a importância que cada objeto dentro dela tem para mim.
        Depois discutiria com os meus alunos sobre o que eles lembram que tem em casa, que eles jamais deixariam de ter. Dentro disso, entraria com argumentos sobre preservação também de patrimônios públicos, e sobre a importância de preservá-los.
        Com a discussão bem conceituada, depois pediria para que na próxima aula, eles levassem um destes objetos, e em sala de aula, montaríamos uma espécie de cápsula do tempo. Uma caixa mesmo que decoramos e pediremos que guardem em casa mesmo para ser aberta por eles em um momento de suas vidas com que lembrem daquela aula e de tudo que vivenciaram naquele momento de sua vida, com aquele objeto.
        Avaliaria estética da cápsula e condições de argumentos dos alunos em relação ao objeto.

 

DEISE MARIA DA SILVA

Este projeto tem como objetivo resgatar algumas experiências vividas por mim que ainda carrego em minha memória, são objetos que signicaram e ainda significam muito pois marcaram algumas trajetótrias da minha vida na infância e juventude. Nesta pasta branca contém fotos desses objetos que são: alguns desenhos que eu fiz na escolinha, a boneca Katarina, meu diário e um livro. Achei melhor os fotografar porque a foto em minha opinião é a forma mais simbólica e durável pra repesentar algo que ficou no passado. O tecido usado para envolver a caixa foi ecolhido por ter aparência simples e por me fazer lembrar algumas roupas que a minha mãe fazia pra mim quando criança. Esta caixa foi feita de jornal, escolhi a cor branca tanto pra caixa quanto pra pasta por representar pureza e delicadeza, pois considero esses objetos que ficarão guardados em minha memória algo puro e sincero e de grande valor para a minha vida toda.


PRISCILA ALVES DE LIMA SOUZA


Baú da Recordação
Meu baú possui muitos objetos que guardam um rica memória de algums momentos especiais para mim.
São lembraças que queria viver novamente mas a vida não volta atrás ..
Objetos que estão dentro do baú são: o macaco, a bíblia, um terço e pergaminhos.
Cada objeto tem uma história:
a biblia é um presente da minha avó quando eu entrei na catequese para ajudar a me proteger sempre que preciso de uma palavra amiga,
o macaco foi  de um tio meu que morreu quando eu tinha 2 anos,eu ganhei dele um dia antes dele morrer,
o terço foi meu presente na minha festa de 15 anos que foi dado por meus pais,
ja os pergaminhos guardam a recordação das pessoas que estão ao meu redor e as que estão com Deus e me protege .
Eu jamais quero me desfazer desse baú, porque se ele for perdido se perde um pedaço do meu patrimônio pessoal .
Onde eu sempre vou guardar com muito amor e carinho e para sempre mostrar para as pessoas um pedaço da minha recordação .

CAMILA BEVILACQUA (HANNA)

Para mim é mais uma obra de arte do que um recurso didático.
Não acho cabível para dar uma aula de patrimônio, pois esta muito uma arte do momento presente, talvez daqui uns anos ela possa ser usada como recurso didático, expressei meus sentimentos, avaliei todos os materiais cuidadosamente de acordo com minha ideologia da obra de arte, dediquei um bom tempo para trabalhar, e deixei o expressionismo abstrato imperar. Escolhi o branco predominante propositalmente, esta caixa ficaria em um ambiente com luz negra, usei as fitas como puxadores para abrir a caixa. Por dentro a cor predominante é o preto simbolizando a noite, e por fora as variadas cores simbolizam o dia. O branco deu-se como uma escrita, uma partitura musical. Memórias e profeciais estão por todos os lados da caixa. Eis o destino vivenciado.E o passado registrado.


Delicadeza e atitude.
Cada lado uma mensagem...
Busquei ao fazer esta caixa, transmitir minha identidade, gostos, e comportamentos, dentro guardo coisas especiais para o momento, escolhi todos os materiais pensando em tudo. Durante o processo registrei o que estava em meu subconsciente e amei o resultado final.

LUCIANA DE ANDRADE FIGUEIREDO

Lembranças

ESTA CAIXA É UM RECURSO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, EM QUE SERÃO FEITAS AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1)Que sentimentos esta obra desperta em você?
2)De que maneira suas cores, materiais usados influenciam a interpretação?
3)Essa obra conta alguma história?Qual?
4)Qual a relação entre o título e a obra em si?
5)Se esta obra não tivesse nome, qual leitura você faria à ela? E qual nome daria?
6)Faça uma relação entre a obra e patrimônio histórico.

RODRIGO LELIS DAL PICOLO


Caixa dos sonhos coloridos:
Uma caixa de madeira toda pintada com manchas de tinta, assinaturas e mensagens, carregada de materiais para pintura, látex, rolinhos, pincéis, corantes, spray e cartão de contato usada para o dia-a-dia do pintor. Alguns materiais são reutilizados como a caixa de frutas pintada para carregar tintas tornando o manuseio mais prático. A caixa e seus materiais mesmo separado nos traz o pensamento colorido, a vontade de pintar, cada um com sua função e sua capacidade juntos a realização final é sempre mais rica.
Quando apresentados como obra de arte reflete o fazer, expressar e sujar, a tinta nos fascina e inspira, os objetos guardam sim memórias, situações e vivencias, todos tem sua importância e por isso guardamos mesmo sem utilidade e digo mais nossos objetos nos contam, e nos trazem memórias muitas vezes felizes e prazerosas.


ELIAS GABRIEL FERNANDES


As nossas memórias mesmo que as vezes tenham tido um grande porção de tristeza e sofrimento, servem para nos deixar mais fortes e valentes e ajudam e escrever as "Crônicas" da nossa vida!


Às vezes podemos ver em um objeto simplesmente o objeto em si mas neste estão agregados muitas coisas muitas lembranças e memórias. Neste obra podemos notar coisas simples e de talvez simples objetos, guardados com cuidado dentro de uma caixa e protegidos por vários cadeados, para formarem esse objeto uma bíblia em péssimo estado de conservação, gravata antiga objetos fechados em uma caixa lacrada com 7 cadeados.
Podemos dar varias características para esses materiais, são sólidos, materiais simples e conhecidos por todos, mas com valor muito grande e agregado. Esses materiais carregam consigo uma parte grande da minha história de vida e tem uma relação estreita com acontecimentos “históricos” de nossa realidade.
Talvez eles juntos possam dar mais detalhes e manter um fio condutor no fatos e acontecimentos coisa que se eles forem separados terão cada um sua história e seu valor, contudo juntos eles se tornam mais fortes de auxiliam uns aos outros a contarem sua história.
Eles juntos podem sim ser considerados uma obra de arte por fazem com quem os observam dar asas a sua imaginação e criar vários questionamentos e dar sua própria interpretação a essa composição, sabendo que a finalidade de uma obra de arte é essa abrir uma gama de interpretações e indagações.

Os elementos dessa composição ajudam a contar a historia da vida e do comportamento de seu criador, mostrando o que lhe é importante e como ele guarda e trata suas memórias. A obra em si independe de palavras para ser interpretada e basicamente o fator visual da o entendimento dela.
Os objetos nela contida trazem consigo uma grande e dolorida parte de sua história mas parte essa que também que contribuiu para formação e amadurecimento de caráter e fé, trazendo sempre a “memória aquilo que nos traz esperança” de sempre passar pelos desertos certos de que iramos encontrar o Oasis. Esse objetos, se tivessem vida, poderiam contar momentos da história do seu idealizador e passagem de tempo  que o mesmo e aqueles que os cercam viveram. As coisas que guardamos sempre tem uma serventia. Pode ser que não a usamos para nada que seja útil em nosso dia-a-dia, mas a usamos para sempre refrescarmos nossa memória pois, tendo o passado bem vivido e resolvido o presente o futuro será mais fácil de ser vivido e entendido.
Para mim o idealizador dessa composição  marca um período de mudanças e divisor de águas onde pude ver que as coisas mesmo quando tempestuosas podem aguardar muitas surpresas e mudanças em comportamentos e atitudes. Para os que estão de fora, as coisas podem parecer simples e desconexas mais para aqueles que a viveram são muito marcantes e fortes. Se no futuro alguém as observasse podem pensar que sou nostálgico e melancólico, mas na verdade vou futurista e alegre pelas maravilhas que pude presenciar.
Esse detritos que as vezes guardamos, se bem usados podem fazer o bem e ajudarem muitas pessoas. Esses detritos podem vir de tragédias e grandes dores mas que nos deixaram marcas que, mesmo visíveis, podem ser ostentadas como vitorias e superações.
Esse objetos podem nos contar inúmeras histórias, mas a maior delas se encontra em 1º Coríntios capitulo 2 versículo 9
 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9 RA)


TATIELE ALVES TIMÓTEO

Uma caixa feita de massa corrida , material leve, usei tinta rosa para pinta-la,ela também tem um laço de fita de plástico. Dentro dela tem objetos que significam pra mim e tecidos coloridos, esses objetos me trazem boas recordações.
Nela guardei coisas que não utilizo , mais tenho porque tem uma recordação pra mim.
Não tem significados para os outros o que coloquei dentro da caixa, mas pra mim faz sentido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário