sábado, 17 de setembro de 2011

MEMÓRIA DOS MUSEUS

 

CAROLINA SAWASAKI IAMAGUTI
4º ANO ARQUITETURA E URBANISMO




No mundo em que vivemos cada vez mais as pessoas estão vivendo contra o tempo devido à correria do dia a dia, trabalho, estudo, rotina... Tudo isso leva o ser humano a ter uma vida estressante e desorganizada, e muitos consideram o tempo como cruel e traiçoeiro. Mas na verdade o tempo foi criado para que as pessoas possam se organizar melhor, pois o tempo define a vida. 

O tempo também determina a importância dos momentos cada um. E podemos ver desde a pré-história o gosto do homem pela arte de retratar esses momentos, como podemos ver desenhos nas cavernas. Depois foi surgindo novas maneiras, como pinturas em quadros, a representação em esculturas. E atualmente com fotografias e filmadoras.


Na antiguidade, havia a biblioteca Alexandria, e havia um museu onde os sábios se reuniam em busca de inspiração e sabedoria. Na idade média, a palavra museu desaparece e surgem as coleções do clero, que tinham suas obras principalmente religiosas, a burguesia, que era mais por questão de status e a hierarquia. Houve também os gabinetes de curiosidades, mas somente no século XVIII que surge o museu aberto ao público e não tinha mais essa questão do status, e foi com o museu do Louvre em 1793.
            Atualmente, o museu se popularizou, onde todos têm um acesso fácil aos museus, e tem a finalidade de proporcionar aos visitantes lazer e conhecimento. Porém, tanto os visitantes como as pessoas que trabalham e cuidam dos museus tem usufruído de maneira correta?

            Nos museus mais famosos, infelizmente a maioria das pessoas não vão para apreciar as obras, entender, mas sim por mero ponto turístico importante da cidade. E para o Conselho Internacional dos Museus ICOM, museu é “toda instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”. Porém, em muitos museus, o preço da entrada é um valor alto, e que se tornou mais um negocio com fins lucrativos. 
            O museu é de importante para que outras pessoas possam conhecer a história, apreciar a arte e valorizar. Os visitantes devem ir ao museu para apreciar, ter tempo de entender o objeto, e não ir apenas por ser ponto turístico. Afinal, que vida é essa que vivemos? Se somos cheios de preocupação, não temos tempo para a contemplação?



Um comentário:

  1. CAROLINA
    COMPREENDI SUA LINHA DE RACIOCÍNIO, MAS NÃO FICOU CLARO NO TEXTO. RELEIA E TENTE SER MAIS CLARA NO QUE REALMENTE VOCÊ DESEJA ABORDAR.

    ResponderExcluir