segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

CAMILA APARECIDA BERNARDES
3º ano Educação Artística (Licenciatura)



O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - Condephaat, aprovou obras de restauro da antiga Basílica de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba-SP.
A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida foi tombada em abril de 1982. Dados históricos do tombamento indicam que o povoado de Aparecida organizou-se a partir da construção de uma capela, em 1744, destinada a abrigar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, encontrada por pescadores no Rio Paraíba, no ano de 1717.
 
A Basílica Velha de Aparecida do Norte (SP) foi inaugurada, após as primeiras ampliações, em 1888. Em 1985, 2 anos após o tombamento pelo Condephaat.
A equipe de restauro desenvolveu o projeto inicial, com um levantamento e diagnóstico para a restauração, que foi entregue à equipe das restauradoras Cristiana Cavaterra e Cláudia Rangel.
Após complementar o estudo inicial, esta profissional obteve a aprovação das obras de Restauro no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, condição necessária para o começo dos trabalhos
.

As intervenções a serem realizadas contemplam a substituição integral dos pisos nos pavimentos térreo e superior, substituindo a padronagem diversificada existente por uma homogênea; substituição integral dos azulejos, retirando-se as peças utilizadas em diferentes épocas; pintura das paredes com utilização de cores neutras - branco ou bege - na  capela-mor e restauração dos entalhes de madeira, hoje camuflados por cores fortes tanto nas peças entalhadas como nas paredes adjacentes. A restauração deverá respeitar recomendação do Condephaat na disposição das Telas da Via Sacra.
 Elas deverão ser limpas e restauradas, mas realocadas, de forma a permitir melhor apreciação pelo público e não interferir. Com a mudança na disposição das 14 telas da Via Sacra, o projeto luminotécnico deverá ser adaptado à nova exposição das obras.


Na foto acima vemos do lado direito a decapagem que nos permite ver os motivos originas, e do lado esquerdo a pintura de 1985, grosseira e brilhante, com aglutinante moderno, com tudo de pejorativo que comporta a palavra moderno, quando aplicada à arte mural.

 

A Basílica de Aparecida, as telas da Via Sacra. Elas foram limpas e restauradas, mas realocadas, de forma a permitir melhor apreciação pelo público e não interferir na visualização da mesma. O Restauro da Basílica histórica de Aparecida já passou por várias reformas, e procura devolver à igreja suas feições originais. Sendo assim, o restauro não prejudicou a  Basílica vizando recuperar a sua própria identidade sem colocar em riscos a sua Historia e seu estilo Barroco.
 
 
 
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
 

Um comentário:

  1. CAMILA, SEU TEXTO É MAIS UM INFORMATIVO DO QUE UM ARTIGO. PARA MELHORÁ-LO VOCÊ PODERIA FALAR UM POUCO SOBRE OS CONCEITOS DE RESTAURO, DEPOIS CITAR A OBRA EM QUESTÃO E FINALIZAR EMITINDO SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir