segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MUSEUS

Sheila Custodio Ferreira
Luciana Balbino Albiere
3º ano Educação Artistica -Artes Plásticas


Um Museu é uma instituição com o objetivo de servir a comunidade cultural, a partir da descoberta, aquisição, restauração e conservação de obras ou objetos do passado.
São o resultado do inventário e avaliação de um patrimônio. É uma permanente casa aberta , que divulga objetos e fatos que fizeram e fazem parte da história da humanidade.
Graças à modernidade, atualmente os museus podem ser visitados sem a necessidade de se sair de casa, pois hoje, a maioria deles disponibiliza páginas na internet com imagens de seus acervos. Porém, nada substitui a experiencia da visitação  física do local, conhecer, ver e sentir as emoções que o passeio pelas gerações passadas podem proporcionar, beneficiando o visitante com o aprimoramento e a aventura do conhecimento.
Os museus contribuem para um desenrolar cultural mais amplo e intenso. As culturas que hoje se conhecem e que muitas delas já nem existem, foram fruto de muitos anos de experiências e de restauro que possibilitaram os conhecimentos que atualmente se detêm.
Nos museus encontramos registros dos mais diferentes segmentos da sociedade. O museu cumpre o papel de elo entre as diferentes massas da sociedade, sendo assim um objeto para a coletividade, transmitindo um espirito e uma mentalidade frutifera mostrando o progresso das sociedades e incutindo o desejo de entender, apreciar, participar e conservar o patrimonio, tendo importante papel na armazenação do passado. São muitas as contribuições para enriquecer os museus e os sinais de outros tempos.
Existem atualmente museus de diversos segmentos, mostrando assim a diversidade e a riqueza da sociedade humana.




Um comentário: