sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Patrimônio Inusitado



EDUARDO DE PINA MORAIS
3º ano Educação Artistica (Licenciatura)



Muita gente não imagina que uma fossa possa ser tombada como patrimônio histórico de uma cidade.
Mas em Franca há um conjunto de fossas construídas na primeira metade do século passado que foram tombadas como patrimônio cultural do município pela Lei Complementar nº 09 de 26 de novembro de 1996, que estabelece no capítulo XXI, § 3º - Fica tombado, devendo ser preservado para a posteridade, o conjunto de Fossas Sépticas Imnhoff que fazia parte da Estação de Tratamento de Esgoto construída pela Geobra em 1937, localizado à Avenida lsmael Alonso y Alonso, ao lado da antiga pedreira municipal, assim como a Estação Elevatória de Água Bruta do sistema São João, conserta na mesma época e pela mesma firma                                                                                                               



Iniciada em 21 de março de 1937 e sendo concluída em outubro de 1939, as obras implantadas trouxeram importantes modificações no sistema que vigorava até então.
O serviço de tratamento de esgoto em Franca no período de 1937 e 1957 era feito pelo processo de decantação simples, iniciado com um “poço de visita”  montante da caixa de areia onde chega o material fecal para ser processado. Em seguida, duas caixas de areia com duas células ou câmaras (uma em serviço outra em limpeza) distribuem o material lodo do líquido, formando gases que eram eliminados por cima o lodo ia para o leito de secagem e o líquido para o córrego receptor. O último processo  do tratamento consistia em  levar o lodo para os seis “Leitos de Secagem” e depois ser utilizado na agricultura como adubo.                                
Em linhas gerais, esse era o processo de tratamento de esgoto de Franca, um dos mais modernos da época, cujo sistema deu origem ao atual sistema que vigora em nossa cidade.                                                                                                        
A cidade de Franca foi a primeira colocada no ranking nacional de saneamento entre os 79 municípios com mais de 300 mil habitantes avaliados pelo Instituto Trata Brasil em 2009. Esse é mais um motivo para querer preservar a história do saneamento e tratamento de esgoto da cidade.
A construção atualmente està bem preservada, mas a maioria da população da cidade nem sabe do que se trata e muita gente que passa por perto nem nota construção que lá existe há tanto tempo.

Seria válido que o município, de alguma forma, valorizasse mais este patrimônio. Uma boa maneira, na minha opinião, seria a prefeitura possibilitar e incentivar que as paredes da construção, atualmente pintadas de branco, servissem de suporte para que artistas plásticos “revigorassem” periódicamente tal patrimônio cultural da cidade. Assim chamariamos mais atenção e despertariamos a curiosidade da população e dos visitantes da cidade de Franca.


referências:
http://www.camarafranca.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14676:lei-complementar-no-09-de-26novembro1996&catid=52:lei-complementar&Itemid=134
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Municipio.aspx?secaoId=18&id=230





Um comentário: