segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MUSEUS


RAFAELA DE OLIVEIRA QUEIROZ
PRISCILA ALVES DE LIMA SOUZA


Os museus têm uma característica especial que nenhuma outra instituição tem, e deve insistir nela: é a desaceleração. As pessoas precisam se surpreender, parar e não ver tudo às pressas.

Museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa e exibe para finalidades do estudo, da educação e da apreciação, evidência material dos povos e seu ambiente.
A palavra vem do latim museum, que por sua vez é derivado do grego mouseion, que refere-se a um lugar ou a um templo dedicado às Musas, as divindades na Mitologia grega que inspiravam as artes.
Os museus são instituições especializadas, e, por isso, necessitam de mão-de-obra qualificada, como museólogos, restauradores e outros profissionais, capazes de manter a conservação do acervo.
Ele é dirigido geralmente por um curador, quem tem uma equipe de funcionários que cuidam dos objetos e arranjam sua exposição.
Muitos museus associaram-se aos institutos de pesquisa, que são envolvidos freqüentemente com os estudos relacionados aos artigos do museu. Eles são geralmente abertos ao público por uma taxa. Alguns têm a entrada livre, permanentemente ou em dias especiais, por exemplo uma vez por semana ou ano.
A importância dos Museus está em promover a educação e a cultura, destacando a primazia da função educativa que corresponde à sua democratização do saber.

Um comentário:

  1. RAFAELA E PRISCILA
    O CONTEÚDO APRESENTADO ESTÁ MAIS PARA ANOTAÇÕES DA AULA SOBRE A HISTÓRIA DOS MUSEUS. PARA DESENVOLVER O ARTIGO SERIA IMORTANTE PATIR DO TEMA PROPOSTO SOBRE DESACELERAÇÃO E ARGUMENTAR SOBRE ESSES BENEFÍCIOS.
    ALÉM DISSO É PRECISO CITAR AS FONTES DAS INFORMAÇÕES.

    ResponderExcluir