sábado, 17 de setembro de 2011

Preservação do Patrimônio Cultural

ISADORA ZANELLA
4º ano Arquitetura e Urbanismo



Machu Picchu - Peru
             O reconhecimento e proteção do patrimônio são atitudes  recentes,  até mesmo a serem estudadas na faculdade de arquitetura e urbanismo, sendo implementado a partir do ano 2000.
            O     patrimônio     cultural     é     o conjunto de todos  os  bens   materiais e    imateriais,    que,    pelo    seu    valor próprio devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e identidade da cultura de um povo. O patrimônio é um bem do passado, que vivemos hoje e passamos para futuras gerações.
            O Brasil se ocupa com a preservação do patrimônio cultural há pouco tempo, sendo criado o IPHAN apenas em 1937.
             O sistema de proteção do patrimônio      nasce na Europa no século XVIII e se consagra na França pós-revolução, com a intenção de resguardar a paisagem que logo mudaria com o avanço das técnicas industriais.
            Consagram-se na Europa pensadores como: John Ruskin, Viollet-le-Duc, Camilo Boito e Alois Hiegl.
            No Brasil, a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em 1937, visa proteger a história e a arquitetura brasileira. Embora Ouro Preto tenha recebido status de patrimônio nacional em 1930 pela conservação de monumentos e da arquitetura, a maioria das cidades já tinha passado por uma grande perda de suas memórias.
            A partir dessa época, instituições governamentais passaram a realizar projetos de proteção ao patrimônio. Assim, aumentou a densidade histórica dos lugares, prevalecendo a referência cultural de cada um deles, que passou a se preocupar com o histórico do lugar e menos com a estética. Muitas vezes se considerava mais a estética moderna, descaracterizando o que antes havia no patrimônio.
A preservação do patrimônio

Pirâmides do Egito

            O significado da palavra preservar é “proteger de algum dano futuro, defender, resguardar”.
            Cada lugar possui uma identidade diferente, o espírito do lugar. Ao longo do tempo o cotidiano das pessoas sofre mudanças, o lugar também muda, porém se é preservado os elementos de valor cultural, esse lugar é reconhecido em qualquer época.
A identidade do patrimônio
            A identidade do patrimônio é o conjunto de características que o torna inconfundível.
            As características de cada lugar funcionam como símbolos para a memória da sociedade. Com essa memória as pessoas passam a ter afeto pelos lugares e assim o preservam.    
           Quanto mais a população perceber e guardar na memória a identidade dos lugares, maior será seu vínculo com o lugar, mais se valoriza o lugar.
            Os lugares estão sujeitos a mudanças. Estas mudanças acontecem de acordo com a sociedade que nele se encontra, porém sua identidade permanece. Assim esses espaços são bens culturais.
Como preservar a identidade dos lugares

Ouro Preto - MG

            Instrumentos como (projetos, planos) são estratégias para a proteção do patrimônio cultural.
            A comunidade é responsável por seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade.
             Para preservar o patrimônio cultural, é necessário conhecê-lo através de inventários e pesquisas, educar e informar a comunidade para desenvolver o sentimento de valorização do bem cultural e o poder público deve atuar. Por fim, o bem é tombado como patrimônio cultural e com sua importância reconhecida.
            Em suma, é necessário preservar o patrimônio, pois melhora a qualidade de vida da população e garante a memória da mesma, além de ser uma continuidade das manifestações culturais.

Referências Bibliográficas


Um comentário:

  1. ISADORA
    O TEXTO ESTÁ BOM E BEM EXPLICATIVO. SÓ NÃO ENTENDI A RELAÇÃO DAS IMAGENS COM O TEXTO.

    ResponderExcluir