segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – MPRR cobra restauração da Casa da Cultura




Preocupado com a falta de atenção à Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, localizada na avenida Jaime Brasil, centro de Boa Vista, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) ingressou com ação de obrigação de fazer contra o Governo do Estado para que seja realizada restauração nas instalações do prédio, sob pena de multa por danos morais coletivos. Ajuizada em abril de 2010, a ação ainda está pedente de decisão judicial e visa garantir a preservação do patrimônio histórico cultural roraimense.

O promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça Cível – Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Zedequias de Oliveira Júnior, afirma que o próprio estado reconheceu que as condições estruturais da Casa da Cultura continuam insatisfatórias. “Ainda em 2010 o Corpo de Bombeiros relatou que o risco de desabamento do prédio era iminente e que não contemplava os requisitos para garantir as condições mínimas de segurança. O relatório deixava claro quanto a emergência na recuperação das instalações degradadas por infiltrações, além de extensões irregulares e mal adaptadas e que precisavam ser substituídas”, ressalta o promotor.
O prédio da Casa de Cultura foi tombado como patrimônio histórico cultural do estado de Roraima em 1994 e de acordo com o disposto na Lei estadual nº 718/09, em consonância com Decreto-Lei n°25/1937, as constituições de Roraima e da República, dentre outras normas, compete ao Executivo Estadual a responsabilidade de preservar o patrimônio.
Mesmo diante da não apreciação do mérito da ação por parte do Poder Judiciário e, ainda, ao longo tempo transcorrido que só agrava a situação da Casa da Cultura, o MPRR tem se empenhado em resolver a problemática. No fim do mês passado, o promotor Zedequias de Oliveira participou de uma reunião técnica com representantes do Governo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para discutir ações que ajudassem na preservação desse patrimônio.
“Um passo a mais foi dado na tentativa de cumprir a lei com vistas a preservar o prédio que faz parte da história de Roraima. A Casa da Cultura já foi residência do primeiro governador do Estado. Lá deveriam constar arquivos com informações de suma importância quanto à história roraimense, servindo, inclusive, de fonte de pesquisas para estudantes. Além de ser resguardada por lei e que por sua vez deve ser cumprida”, ressalta o promotor.
Deputado denunciou abandono em março
Gabriel Picanço: “A Casa da Cultura hoje não passa de um prédio abandonado, servindo de depósito de lixo”
Da Tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no dia 22 de março deste ano, o Gabriel Picanço (PSB) – membro da Comissão de Educação da Casa – defendeu indicação de autoria dele que pedia ao Executivo a recuperação e restauração da Casa da Cultura. “Hoje, o que poderia ser um cartão postal, um ponto de referência da nossa cultura, não passa de um prédio abandonado, servindo de depósito de lixo, criadouro de ratos e de depedração por parte dos vândalos. Não podemos deixar que um ponto de referência da nossa história seja tratado dessa maneira”, denunciou.



A Casa da Cultura serviu como Residência Oficial para 16 governadores do ex-Território



O local é só um das dezenas de prédios públicos abandonados pelo Governo do Estado



A área externa está toda tomada pelo mato e lixo
Nome: Kelson Campos Vasconcelos
Titulo: PATRIMÔNIO HISTÓRICO – MPRR cobra restauração da Casa da Cultura
Fonte: ASCOM/MPRR e ASCOM DO PARLAMENTAR //
Data: 30/07/2012.
Fatores deteriorantes indentificados na reportagem: Danos causados pelo fator fisico de umidade relativa, risco de desabamento devido infiltrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário