Obras quase
desapareceram na Igreja da Consolação, no centro da capital.
Na Igreja do Bom Jesus do Brás, pedaços de pintura despencam do teto.
Duas antigas paróquias da capital paulista, que não resistiram à ação do tempo, estão Igrejas centenárias de São Paulo passam por reforma e restauração passando por reformas. Na Igreja da Consolação, construída em 1909, as paredes estão descascadas. Na Igreja do Bom Jesus do Brás, que existe desde 1903, telas foram usadas para proteger os fieis da queda de pequenos pedaços da pintura, como mostrou o SPTV deste sábado (11).
A Igreja da Consolação, um dos pontos turísticos da capital, guarda obras históricas como os quadros de Benedito Calixto. As paredes estão descascadas e algumas obras de arte quase desapareceram. A igreja, que organizou uma campanha entre os fieis para arrecadar dinheiro, começou o restauro das peças. O altar de São José, primeira parte pronta da restauração das pinturas, será inaugurado no domingo (12).
A Igreja de Bom Jesus do Brás também precisa de ajuda. As paredes têm infiltrações, goteiras e vários buracos no teto. As pinturas centenárias estão danificadas. Telas foram colocadas para proteger os fieis da queda de pequenos pedaços da pintura. As obras que tem que ser feitas com urgência, mas faltam recursos.
Uma festa foi organizada para angariar dinheiro para a Igreja do Bom Jesus do Brás. O evento acontece durante todo o mês de agosto, sempre aos sábados e domingos, na Avenida Rangel Pestana, 1.421.
Nome: Simone Basile Pagioro
SOBRE A REPORTAGEM:
Título: Igrejas centenárias de São Paulo passam por reforma e restauração.
Fonte: G1 - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/igrejas-centenarias-de-sao-paulo-passam-por-reforma-e-restauracao.html
Data: 11/08/2012
Fatores deteriorantes identificados na reportagem: ação do tempo, falta de manutenção e umidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário