domingo, 20 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CONHECENDO AS CRIAÇÕES DE JF

VALERIA DA PASCOA BORGES



“Não existe um momento ou compreensão que não seja ao mesmo tempo criação. O ser humano é por natureza um Ser Criativo. No ato de perceber, ele tenta interpretar. Nesse interpretar, já começa a criar”.
                                          Fayga Ostrower

APRESENTAÇÃO

De acordo com a pesquisa realizada sobre a memória da cidade de Sacramento pode-se obter os seguintes resultados:
O lugar que melhor representa a cidade é a Gruta dos Palhares, correspondendo a 69%; depois Colégio Allan Kardec, 11% e Igreja Matriz com 7%.
A freqüência que as pessoas vão a este local, 52% raramente; 23% regularmente e 21% muitas vezes.
A festa mais importante da cidade é o Carnaval e o aniversário da cidade (Exposição) correspondendo igualmente a 40% cada uma; dia do trabalho com 28%.
                        O quitute típico é o pão de queijo com 35%; queijo com 33%.
                        O artesanato característico é o crochê com 40%.
                        Edificação histórica da cidade é o Colégio Allan Kardec com 28%.
                        Lugar que as pessoas gostam na cidade é o Colégio Allan Kardec com 16% e Igreja Matriz com 11%.
                        97% das pessoas gostam da cidade de Sacramento.
                        Todos consideram a memória da cidade importante.
                        Após a realização desta pesquisa, escolheu-se realizar uma ação educativa sobre o artesanato do município. PORQUE....PARA....
                        Sacramento é um município que tem uma grande extensão, sendo que Quenta Sol faz parte da zona rural e fica aproximadamente a 50 km. E é neste lugar que mora o artesão, Sr. Joaquim Ferreira Neves, nascido em São Roque de Minas, também é repentista, trovador, desafiador e poeta.
O Sr. Joaquim Ferreira, assina em suas peças J.F., por isso este projeto refirá a ele como JF. Em seu trabalho utiliza-se materiais naturais encontrados no município, tais como madeira, cabaça, sementes, pinus, bambu, etc. Esses materiais ao receberem sua marca, tornam-se produtos culturais, transformando-se em objetos por meio dos quais se expressa.
                        Historicamente, os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e descobriu a tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil, o surgimento também é desta época, sendo que a consolidação das técnicas artesanais se deu entre nós, como resultado de transculturações entre índios, negros e brancos, no decorrer de quatro séculos.
OBJETIVOS
- Conhecer e apreciar o artesanato realizado por JF;
- Promover exposição a partir da visita realizada ao JF, através de fotos e exibição de vídeos;
- Reconhecer e preservar os valores culturais.
JUSTIFICATIVA
O artesanato reveste-se sempre de uma importância especial, enquanto forma de identidade cultural e de perpetuação de tradições.
A diversidade cultural pode ser retratada através do artesanato, ressaltando a identidade do seu povo. (mesmo sentido da frase acima)
 O produto artesanal de JF é fruto de sua criatividade e também da influência do seu meio.
Os trabalhos artesanais se dividem em dois grupos. No primeiro, os produtos ligados intimamente à cultura de uma comunidade, influenciados pela tradição local e pelo saber fazer. No segundo, aparecem os chamados trabalhos manuais, que são confeccionados com matéria-prima industrializada e não resultam diretamente de heranças culturais.
De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. (BRASIL, 1988).
O artesão tradicional é o agente que conhece o meio onde se situa, domina técnicas para construir trabalhos manualmente e possui sensibilidade para criação, assim é JF.
O trabalho artesanal é mais do que uma fonte de renda, é a forma de expressão do artesão, de elevar sua auto-estima; em seu trabalho há emoção, sentimento, sensação e história.
frases soltas que demonstram seu raciocínio mais não deixam claro a sua justificativa 
METODOLOGIA
  • Observar
Os alunos deverão visitar o Quenta Sol, realizando uma excursão para conhecer o artesão JF, seu local de trabalho e suas peças.
  • Registrar
Os alunos deverão registrar através de fotos e também filmar toda visita. Cada peça de JF tem uma história que é improvisada no respectivo momento.

  • Extrapolar
Os alunos deverão realizar uma exposição, exibir os vídeos e as fotos realizadas durante a visitação a JF. para quem e onde?

PÚBLICO ALVO
Os alunos do Colégio Rousseau de Sacramento, cursando o 9º ano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
                        O fazer artesanal nos leva a uma perspectiva artística experimental do pensar, conhecer e fazer num processo que parte da expressão intuitiva, e que se alia à associação de idéias, fantasias, analogias, criatividade, consciência, em consonância com a natureza e com o meio ambiente.
Só preservamos aquilo que conhecemos. Entre os instrumentos de preservação do patrimônio destacam-se as ações educativas. Colocar no cotidiano escolar exemplos da cultura e tradição local são estratégias que podem auxiliar no sentido de pertencimento do aluno à sua comunidade, valorização dos saberes dos mais velhos.
É imprescindível a elaboração e implementação de ações educativas para a valorização do patrimônio cultural brasileiro e sua preservação no âmbito da própria comunidade, como elemento central de sua identidade.

REFERÊNCIAS
Artesanato. Disponível em <http://www.liderisp.ufba.br/modulos/artesanato.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2011.
 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1999.
JOAQUIM FERREIRA NEVES. 1 DVD (30 min.) color. Produzido por Bieeder filmagens.
O artesanato e a sua importância na economia e na cultura brasileira. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/o-artesanato-e-a-sua-importancia-na-economia-e-na-cultura-brasileira/15399/>. Acesso em: 12 nov. 2011.
 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ORIXIMINÁ – PA. Disponível em <http://orixi.wordpress.com/2010/10/23/implicacoes-socio-educacionais-do-artesanato-em-oriximina/>. Acesso em: 12 nov. 2011.
ANEXOS













Um comentário:

  1. VALÉRIA

    SEU TRABALHO DEMONSTRA MUITA DEDICAÇÃO E INTERESE, ALÉM DE UM OLHAR ESPECIAL PARA A CULTURA IMATERIAL

    COMO SUGESTÃO, DEIXO A POSSIBILIDADE DE QUE O PÚBLICO TAMBÉM CONSTRUA OBJETOS, USANDO RECICLÁVEIS, CONTEXTUALIZANDO A ATIVIDADE AO PROCESSO CRIATIVO E REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS.

    ResponderExcluir