domingo, 20 de novembro de 2011

Congada:Berço da Nova Geração Paraisense

Talita Roberta de Lima


Apresentação
Neste projeto discutiremos a importância da Congada na cidade de São Sebastião do Paraíso, que sempre acontece na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade, entre os dias 26 a 30 de dezembro. É considerada atualmente a maior da região, tendo nove ternos de Congo e seis de Moçambique, reafirmando a religiosidade de seus participantes, sendo um dos exemplos mais claros do sincretismo religioso. Além dos elementos católicos e religiões ancestrais se misturam e tornam-se indissociáveis, assim imagens de santos se misturam a tambores e outros instrumentos, enquanto hinos são entoados com ritmo africano. Em Paraíso, a Congada possui características locais bem definidas, com forte conotação religiosa, respeito ao folclore e realização de desfiles belíssimos que regatam a tradição, a alegria e a cultura popular, estando presente no município desde sua fundação em 1821. Até hoje, a festa transforma Paraíso na Capital da Congada e no maior centro de congadeiros de Minas Gerais, atraindo um grande público.

Objetivos


Atrair os jovens da cidade de São Sebastião do Paraíso para prestigiar a Festa da Congada.


Justificativa

Na pesquisa feita sobre a cidade, a maioria dos jovens afirmou que não gostam da Congada por ser uma festa que atrai pessoas mais velhas. Eu os adverti, pois a Congada não atrai somente pessoas mais velhas, a maioria sim são pessoas mais maduras, porém os jovens e algumas crianças acompanhadas dos pais prestigiam a Congada Paraisense. Eu mesma, já dancei congo e particularmente sou apaixonada por tal festa, afinal, quando criança, vinha passear em São Sebastião do Paraíso e adorava assistir a Congada com meus pais e familiares.
EVITE VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA
Desenvolvimento

O Terno de Congo União, já lançou três CD’s. Muito popular sempre está entre os finalistas, pois nesta festa também se é premiado. É uma forma de competição onde quem se dedica mais, recebe um prêmio da prefeitura como incentivo pelo trabalho apresentado. Ou seja, boa parte da cidade tem algum CD deste terno em casa. Minha proposta abrange a juventude paraisense que não manifesta atração pela festa da Congada.
 Seis meses antes de começar a Congada, em junho, faria uma visita ao barracão do terno e conversaria com o capitão Alex Paschoini, e perguntaria se ele gostaria de aumentar o número de participantes no terno, e exporia minha idéia, se ele concordasse partiríamos para as escolas e divulgaríamos um Concurso Cultural sobre a Congada, onde os alunos, em grupo de dez pessoas deverão obter a letra da música do Terno de Congo União, “Cantar dos Passarinhos”, pois nesta letra há muitas citações de nossa cidade e utilizar outro estilo musical para cantar a canção, exemplo: Samba, MPB, Hip Hop e talvez até algum estilo clássico.
 Proporia aos alunos para se organizarem na caracterização e nos instrumentos musicais, poderão pedir ajuda da família. Também os atentaria para a premiação, pois o melhor grupo poderia se apresentar junto ao terno de congo, além de receber um prêmio da prefeitura. Entretanto o melhor que deve ser ressaltado é a importância cultural que a Congada tem para nossa cidade e que não podemos deixá-la acabar. Devemos nos atentar as nossas origens e não se corromper com a onda da tecnologia que invalida nossas raízes. Afinal a maioria dos jovens cresceu ouvindo a Congada junto aos pais e avós.
 DETERMINAR O QUE É CADA ETAPA: OBSERVAR E REGISTRAR

ONDE ESTÁ O EXTRAPOLAR?
Bibliografia

Revista Cultural de São Sebastião do Paraíso – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural
Autor: Pedro Sérgio Delfante
Edição: Agosto/2011





Pesquisa sobre a cidade São Sebastião do Paraíso
Número de Pessoas Entrevistadas: 20 Idades: de 12 anos a 77 anos

1-    Qual o lugar ou paisagem que melhor representa a sua cidade?

Ipê Amarelo: 30%
A Praça da Igreja Matriz: 25%
A Praça da Lagoinha: 20%
A Praça da Estação: 10%
Morro do Baú: 10%
Praça da Fonte Luminosa: 5%

4-Qual festa mais importante da sua cidade?

Congada: 45%
Expar: 45%
Festa da Igreja Nossa Senhora da Abadia: 5%
Festa em prol do Asilo: 5%

5- Qual a comida, quitute ou bebida típica?

Pão de queijo: 50%
Pizza: 5%
Prato JK: 10%
Torresmo: 5%
Doce de leite: 10%
Pinga: 5%
Queijo: 5%
Feijoada: 5%
Broa de fubá: 5%

6-Qual artesanato característico?

Crochê: 40%
Bordado: 30%
Pintura: 10%
Tricô: 5%
Fuxico: 5%
Biscuit: 5%
Bambu: 5%
7-Edificação Histórica da cidade:

Casa da Cultura (museu): 50%
Igreja Matriz São Sebastião: 25%
Morro do Baú: 10%
Prédio dos Lacticínios Aviação: 5%
Praça Fonte Luminosa: 5%
Colégio Santa Paula Frassinetti: 5%

8- Cite um lugar que você gosta de ir em sua cidade:

Original Chopp: 20%
Praça da Fonte Luminosa: 15%
Cinema: 15%
Praça da Igreja Matriz São Sebastião: 10%
Praça da Lagoinha: 5%
Clube Esportivo Tubarão: 5%
Ouro Verde Tênis Clube: 5%
Posto do Sol: 5%
Morro do Baú: 5%
Bacana Sorveteria: 5%
Centro Social Urbano: 5%
Igreja do Colégio Paula Frassinetti: 5%


TALITA

A PROPOSTA ESTÁ COERENTE, MAS NÃO ABORDOU AS ETAPAS DE FORMA CLARA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário