domingo, 21 de agosto de 2011

HISTÓRIA DOS MUSEUS

O termo museu é proveniente do Templo das Musas (Mouseion), que na Antiguidade era o local onde os gregos iam buscar inspiração e talento com as nove musas filhas de Zeus com Mnemosime e lá deixavam suas oferendas.

 Templo das musas

Também na Antiguidade, existiu a famosa Biblioteca de Alexandria, e dentro da mesma uma sala denominada museu, onde os sábios, filósofos e estudiosos se reuniam para debater sendo então um local voltado para o conhecimento.


 Biblioteca de Alexandria da antiguidade

Uma nova Biblioteca de Alexandria foi inaugurada no Egito em 2002.



Na Idade Média o termo museu desaparece, mas muito da origem dos primeiros museus está relacionado à cultura deste período com as coleções particulares dos palácios, igrejas, gabinetes de curiosodades.


Coleções expostas nas galerias dos palácios


Coleções religiosas


Gabinete de Curiosidades


Alguns museus da atualidade foram constituídos na Europa do século XVIII, com acervos provenientes de coleções particulares ou reais, como o Museu do Louvre, Museu Britânico e Museu do Prado.
O avanço do conhecimento, a influência dos enciclopedistas franceses e  o aumento da democratização da sociedade provocado pela Revolução Francesa fazem surgir o conceito de coleção como instituição pública, chamada "museu".
Assim o primeiro verdadeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário (Robespierre), em 1793: o Musèe du Louvre (Museu do Louvre), com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.


 Museu do Louvre

No Brasil, os museus, em sua grande maioria, foram fundados no século XX, com exceção do Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco) que data de 1862 e do Museu de Mineralogia e Geologia da Escola Nacional de Minas e Metalurgia (Minas Gerais), de 1876.


O Conselho Internacional dos Museus ICOM (International Council of Museums) reconhecem em seu estatuto que o museu é “toda instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e expõe com finalidade de estudo, educação e entretenimento, a evidência material do homem e seu meio ambiente”.



Museu Guggenheim- 1992

Na década de 1990 temos museus de grande plasticidade arquitetônica em detrimento ao acervo.

TENDÊNCIAS ATUAIS:

 

Dessacralização
Conservação
Extra muros
Educação
Democratização da informação
Acessibilidade

  Museu da Língua Portuguesa

CONHECENDO MUSEUS : DOCUMENTÁRIO DA FUNDAÇÃO JOSÉ DE PAIVA NETTO



MUSEU DO ORATÓRIO EM OURO PRETO - parte 01


OUTROS MUSEUS








PROPOSTAS DE ARTIGOS:Desenvolva um artigo sobre o conceito abaixo.

1- Os museus têm uma característica especial que nenhuma outra instituição tem, e deve insistir nela: é a desaceleração. As pessoas precisam se surpreender, parar e não ver tudo às pressas.

2- Arquitetura de museus

6 comentários:

  1. Vanessa de Oliveira 4 ano Arquitetura28 de agosto de 2011 às 17:28

    Os museus tem acima de tudo um modo diferente, querendo ou mão, de ensinar. As pessoas vão aos museus para conhecer trabalhos de artistas, ou até mesmo aprender com alguns fatos do passado que marcou a vida de tanta gente. Cada amostra, exposição nos museus tem o objetivo de causar um impacto para todos guardarem o que está vendo, prender a atenção do publico para justamente não ver tudo as pressas. E com todas as novas tecnologias existentes os museus tem como dever surpreender as pessoas que neles vão.
    Mas não depende apenas dos museus, as pessoas também tem que procurar essa cultura de querer aprender com os acervos, com os materiais solicitados e expostos.
    Contudo os museus existem para tentar tirar as pessoas do cotidiano, porque quando entramos no mundo de histórias e questionamentos do museu a vida parece ser bem menos atarefada e conseguimos analisar, e criticar cada detalhe apresentado.

    ResponderExcluir
  2. Museu uma instituição sem fins lucrativos, onde se desenvolve uma relação com o homem e seu meio, iniciou na Idade Média por meio das galerias de arte, gabinetes de curiosidades e coleções de peças raras. No séc. XVII e XVIII ocorre a abertura dos gabinetes para u público, o 1° foi o Museu Britânico 1753 e o 1° museu publico foi o Louvre em 1793.
    Museu centro de saber, ambição pedagógica, formar o cidadão através do conhecimento atual e do passado, coleções ecléticas um momento de desaceleração. A arquitetura dos museus sempre foi monumentos ou palácios antigos, mas com o passar do tempo junto com a evolução a arquitetura tem se modificado radicalmente trazendo um novo conceito para os museus envolvendo criticas, sugestões e elogios!!!Rodrigo Lelis_3°Artes

    ResponderExcluir
  3. O objetivo do resgate cultural proporcionado pelo museu é uma ação de educação patrimonial para consolidar o papel do museu como mediador na construção do presente da cidade, através da preservação e comunicação do acervo e símbolos da cultura.Com algo perdido no tempo. Imaginamos depósitos empoeirados e atulhados de trastes, visitados em longas peregrinações escolares e logo depois esquecidos. Ou pensamos em infindáveis galerias de obras de arte, repletas de objetos vetustos, percorridas em um silêncio de quase devoção.

    Os museus são sempre parada obrigatória ao se visitar uma nova cidade.Os museus atuais são pontos de encontro, centros culturais e de lazer, onde algo de interesse sempre está ocorrendo.
    Os museus contem um mundo dentro deles onde se deve percorrer lentamente e varias vezes...
    Tatiele Timóteo - 3 ano de Artes

    ResponderExcluir
  4. os museos são lugares maravilhosos onde guarda a historia de cada artista atraves de suas esculturas ou obras ,onde podemos apreciar e sentir o que as esculturas e obras passa para nós ,nos dias de hoje ..ainda podemos viver e conhecer as historias dos nossos antepassado ...e temos que aproveitar tudo que o museos nos proporciona de maravilhoso...
    Priscila 3 ª ano de artes

    ResponderExcluir
  5. Uma das características principais dos museus e dar uma pausa nas pessoas que os visitam, porém os museus tem perdido seu valor para muitas pessoas, que preferem as atrações mais dinâmicas devida a frenética que muitos vivem, porém desconhecem o prazer que é observar uma galeria de arte uma boa escultura um quadro engmático, não tem ciência do prazer que essa desasceleração do cotidiano e o período de tranquilidade pode trazer um beneficio enorme para qualquer um. No entanto pensando nesse cultura mais dinâmica da nossa população alguns atrativos estão sendo colocados nos museus para chamar a atenção dessa parte da população.

    Elias Gabriel Fernandes - 3º Ano de Artes

    ResponderExcluir
  6. Grande parte da sociedade desconhece a importância dos museus, desconhecem também que estes são centros de difusão de conhecimentos sobre o mundo e sua historia. Alguns até associam a palavra museu a “coleções de coisa antigas” e ignoram a importância e a riqueza da preservação deste patrimônio. A existência dos museus e conseqüentemente a conservação destes objetos que são relatos de fatos ocorridos na historia da humanidade e do mundo em si contribuem largamente para o desenvolvimento do homem em quanto cidadão, despertam o interesse e a curiosidade sobre sua própria historia e possibilitam o entendimento acerca do desenvolvimento e das transformações ocorridas no mundo.

    Sheila Ferreira ( 3º ano de Artes)

    ResponderExcluir