quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O fim da cidade ou a cidade sem fim

Trechos de Jacques Le Goff (Por amor às cidades)


"A fim de fixar uma representação da cidade que possamos dominar mentalmente, mobilizamos os recursos da história. A cidade contemporânea escapa às definições tradicionais, mas queremos atá-la ao pedestal de um patrimônio. Na realidade, o exercício que experimentamos é um tanto vão, o passado se esquiva àquilo que lhe pede o presente." (p.143)


"A forma de uma cidade muda mais depressa, lamentavelmente, que o coração de um mortal." Baudelaire


"Há muito tempo os centros são objetos de ferozes batalhas; eles não querem desaparecer sem combate, eles resistem. Parece-me, entretanto, que a evolução age profundamente contra o centro urbano. Ele não é mais adaptado à vida econômica, à vida das relações que dominam as populações urbanas. Então, o que ele se torna? Centro Storico, dizem muito bem os italianos. E se ele ainda brilha, é a beleza da morte. Caminha-se em direção ao centro-museu." (p.150)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Memória e esquecimento

Definição de memória segundo Santo Agostinho
“Eu evoco minha tristeza sem ficar triste, a lembrança de um desejo não se acompanha deste desejo, às vezes lembro-me com alegria de minha tristeza e com tristeza de minha alegria”.

Santo Agostinho (354 – 430 d.C.)

MEMÓRIA X REVIVER O PASSADO
MEMÓRIA X HISTÓRIA
MEMÓRIA INDIVIDUAL X MEMÓRIA COLETIVA


NECESSIDADE DE GUARDAR X NECESSIDADE DE ESQUECER

Definição de memória segundo Carlos Drummond de Andrade

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.
Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O começo



A disciplina apresenta a conceituação sobre o patrimônio cultural, com ênfase no patrimônio arquitetônico brasileiro, numa abordagem que parte do objeto e culmina na requalificação urbana. Estudo sobre a evolução da proteção ao patrimônio. Preparação técnica e teórica do aluno para atuar na elaboração de projetos e gestão patrimonial.

Ao final do curso o aluno terá a possibilidade de conhecer e associar o valor do patrimônio como um bem a ser perpetuado. Adquirir conhecimento sobre as teorias do patrimônio e sua evolução. Dominar os conceitos de proteção e as legislações específicas.
Compreender as deficiências da preservação e fundamentar as ações propostas com critérios técnicos e teóricos coerentes.

Além disso, o aluno será capaz de produzir inventários de bens imóveis, avaliar patologias em edificações, pesquisar linhas de atuação na preservação do patrimônio de acordo com as cartas patrimoniais e legislações existentes. Desenvolver a habilidade para a leitura e reflexão de textos e projetos. Discutir com o grupo as tendências teóricas atuais do restauro. Expressar com clareza e objetividade seu posicionamento em relação a questões polêmicas do patrimônio.

Por fim, o aluno deverá envolver-se com a questão do patrimônio cultural e compreender o papel do arquiteto na preservação dos bens imóveis. Desenvolver consciência crítica sobre as polêmicas do patrimônio, atreladas a questões sociais e econômicas.

Aula 01: Apresentação e discussão do plano de ensino
Apresentação e discussão do plano de ensino - conteúdos a serem estudados, bibliografia, avaliação etc.
Aula 02 Memória e Esquecimento
Debate sobre o conceito e a importância tando do lembrar quanto do esquecer.
Aula 03: Identidade e Patrimônio
Apresentação dos conceitos de identidade e a abrangência do patrimônio.
Aula 04: Lugares e Suportes da Memória
Ampliar os conceitos e as possibilidades de suportes para a memória.
Aula 05: A Origem do Patrimônio
Apresentar a trajetória do patrimônio, de sua origem aos dias atuais.
ATIVIDADE EXTRA CLASSE: (3,0)
Aula 06: O Direito ao Patrimônio
Debate sobre o direito individual e coletivo pela preservação do patrimônio.
Aula 07: Debate: Narradores de Javé
Divisão da turma pela defesa de interesses opostos e avaliação do desenvolvimento de argumentos coerentes. (2,0)
Aula 08: Patrimônio Cultural e suas categorias
Apresentar as subdivisões do patrimônio e entidades relacionadas à defesa e preservação do mesmo.
Aula 09: Monumentos Históricos
Debate sobre o conceito de monumento presente no livro A Alegoria do Patrimônio.
Aula 10: Formas de Proteção
Apresentar os diferentes níveis de preservação e instituições relacionadas.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL 5,0
Avaliação da compreensão do conteúdo apresentado no bimestre.
Aula 13:Teoria do Restauro (Ruskin e Le Duc)
Apresentar as teorias destoantes entre John Ruskin e Viollet Le Duc.
Aula 14: Teoria do Restauro (Boito e Brand)
Apresentar as teorias de Camillo Boito e Cesare Brandi
Aula 15: Cartas Patrimoniais
Apresentar algumas das principais Cartas Patrimoniais que formaram os principais parâmetros da preservação.
ATIVIDADE EXTRA CLASSE: 3,0
Aula 16: Cartas Patrimoniais

Apresentar as Cartas Patrimoniais que servem como referência nos dias atuais.
Cartas Patrimoniais
Atividade prática de consulta às Cartas Patrimoniais (2,0)
Aula 17: Legislação Brasileira de Preservação
Apresentação das leis federais, estaduais e municipais.
Aula 18: Órgãos de preservação
Apresentação do desenvolvimento da política patrimonial no Brasil
Aula 19: Preservação no Brasil
Apresentação crítica do panorama da preservação no Brasil.
Aula 20:  AVALIAÇÃO BIMESTRAL 5,0

Avaliação da compreensão do conteúdo apresentado no bimestre.

BIBLIOGRAFIA
A alegoria do patrimônio. Françoise Choay, Editora UNESP,
São Paulo, 2001.

Neocolonial, Modernismo e Preservação do patrimônio no
debate cultural dos anos 1920 no Brasil.Maria Lúcia Bressan
Pinheiro. EDUSP, São Paulo, 2012.

Preservação do patrimônio Arquitetônico da industrialização.

Beatriz Mugayar Kuhl. Ateliê Editorial, São Paulo, 2009.
Cartas Patrimoniais. Isabelle Cury. IPHAN, 3ª edição,
Brasília, 2001.

Catecismo da Preservação de Monumentos. Max Dvorak,
Ateliê Editorial, São Paulo, 2008.

Educação Patrimonial: Teoria e Prática. André Luis R.
Soares, Sergio Celio Klamt Editora UFSM, Santa Maria,
2008.

As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade.
Fernando Fernandes da Silva. Editora Peiropolis, Peiropolis,
2012.

Intervenções em Centros Urbanos:objetivos, estratégias e
resultados. Ana Luisa Howard de Castilho; Heliana Comin

Vargas. Editora: Manole. São Paulo, 2009.